Material do Professor

Propostas de Encerramento

Abaixo sugerimos algumas propostas de produto final e elas podem ser oferecidas aos(as) alunos(as) de diferentes maneiras. A princípio, existem pelo menos dois diferentes caminhos a serem seguidos a partir desse ponto. Você pode selecionar uma das propostas e todos os alunos e alunas deverão elaborar o mesmo tipo de produto, ou oferecer as três propostas de produto final e cada grupo escolhe de acordo com suas preferências, o que promove um maior protagonismo dos alunos frente seu processo de aprendizagem.

PROPOSTA 1

Descrição: Criação de um Código de Leis Trabalhistas que protejam os trabalhadores dos avanços da tecnologia.

Objetivos: Potencializar a capacidade de trabalhar coletivamente, respeitando a opinião alheia

Desenvolvimento: Ao longo das aulas os alunos foram imersos em situações em que foi possível verificar que o avanço tecnológico irá eliminar diversos tipos de emprego, ao mesmo tempo novos serão criados. Em uma das atividades os alunos foram questionados sobre o que deve ser protegido: o trabalho ou o trabalhador. Como ficou claro, o trabalhador deve ser protegido dos vieses do avanço tecnológico, seja por meio de requalificação (aprendizado de novas habilidades para o mesmo cargo, como por exemplo por médicos, que deverão utilizar cada vez mais os diagnósticos realizados por IAs, cirurgias com o auxílio de robôs, etc) ou até mesmo do aprendizado de uma nova profissão. Assim, ao elaborar um código de leis que proteja o trabalhador, os alunos e alunas deverão entrar em contato de forma mais profunda com a problemática tratada ao longo do desenvolvimento das aulas.  

Rubricas de avaliação: Trabalho coletivo | Língua Portuguesa | Criatividade | Comprometimento com o trabalho

PROPOSTA 2

Descrição: Elaboração de um infográfico que explique o uso de tecnologia em diferentes áreas do conhecimento

Objetivos: Realizar comunicação científica de qualidade levando em consideração a confiabilidade das fontes pesquisadas, a qualidade estética do produto e a capacidade de comunicação de informações relevantes para a comunidade. 

Desenvolvimento: Os(as) alunos(as) deverão escolher entre imprimir o infográfico (impressão em grande escala) ou divulgá-lo no site da escola ou redes sociais. Tal escolha deverá levar em considerações as especificidades pedagógicas e financeiras de cada instituição escolar. Como sugestão, apresente os sites canva.comgenial.ly e infogram.com para os alunos. Lá podem ser criados infográficos com excelentes layouts.

Rubricas de avaliação: Trabalho coletivo | Língua Portuguesa | Criatividade | Comprometimento com o trabalho

PROPOSTA 3

Descrição: Elaboração de um Tratado Internacional sobre os Direitos dos Trabalhadores, semelhante à Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Objetivos: Trabalhar coletiva e cooperativamente na busca por soluções universais para a questão do trabalhador em um mundo dominado pela tecnologia.

Desenvolvimento: Os alunos deverão produzir de forma colaborativa um tratado amplo o suficiente para contemplar as diferentes características e culturas existentes entre os países. A redação deverá ser clara e objetiva, apontando em pelo menos 5 artigos, leis gerais que garantem uma proteção universal do trabalhador sem que se recorra à impedimentos como proibição da evolução tecnológica.

Rubricas de avaliação: Trabalho coletivo | Língua Portuguesa | Criatividade | Comprometimento com o trabalho