Material do Professor

Propostas de Encerramento

Professor(a),

Estamos chegando ao final do nosso curso. Ao longo das aulas propostas os alunos realizaram diversas investigações sobre as cidades, desde suas origens e evolução até aspectos próprios da sua cidade. O objetivo central desse projeto integrador é possibilitar aos alunos reconhecer como a cidade molda e é moldada pela nossa forma de viver, afinal de contas nossa vida acontece dentro delas. 

É notório que a vida nas cidades, em especial para as crianças e adolescentes, tem se resumido a um pequeno círculo de vivências e deslocamentos que não permitem à elas conhecer o próprio local em que moram e, assim, os espaços públicos urbanos cada vez mais se esvaziam sob múltiplos aspectos da sua existência. Ao conhecer melhor sua cidade, esperamos que os alunos possam desenvolver uma nova compreensão sobre o local em que vivem, ressignificando os espaços públicos e sua forma de viver neles.

As últimas aulas foram dedicadas a promover uma reflexão nos alunos sobre como as cidades podem ser planejadas e crescerem de forma sustentável, tanto economicamente como ambientalmente. Assim, ao desenvolver um conhecimento mais amplo sobre as cidades, acreditamos que seja importante para os alunos poder repensar sua própria cidade, corrigindo distorções e criando alternativas criativas para a forma de viver em sociedade.

A seguir você terá acesso à duas propostas de produtos finais para esse curso. na primeira sugerimos a criação de uma re-construção da sua cidade, de forma que ela possa ser concebida de forma planejada. Na segunda proposta sugerimos a criação de um telejornal que divulgará as notícias da cidade.

Ao propor que os alunos criem uma maquete que represente sua cidade replanejada, propomos, acima de tudo, que eles se posicionem de forma crítica sobre os problemas que envolvem viver em sua cidade e reflitam sobre como contradições dos mais diferentes tipos podem ser superadas. Todo o repertório adquirido nas aulas que antecederam o produto final possibilita que os alunos elaborem estratégias realistas que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades e, para isso, precisaram desenvolver sua capacidade associativa de maneira a conectar de forma lógicas todos esses saberes e, assim, propor soluções para os problemas elencados por eles próprios.

A análise das soluções criadas pelos alunos nos permite compreender melhor suas angústias e ansiedades relacionadas à vida nas cidades, em especial nas grandes metrópoles. Isso nos leva a questionamentos profundos sobre o desenvolvimento descontrolado que presenciamos na maior parte das cidades, os quais podem, e devem, ser discutidos com os alunos.

A princípio, existem pelo menos dois diferentes caminhos a serem seguidos a partir desse ponto. Você pode selecionar uma das propostas e todos os alunos e alunas deverão elaborar o mesmo tipo de produto ou oferecer as duas propostas de produto final e cada grupo escolhe de acordo com suas preferências.